Unhas

Unhas



A unha é uma estrutura composta por queratina presente na ponta dosdedos da maioria dos vertebrados terrestres. É produzida por glândulas em sua base que secretam grossas camadas de queratina, que se mantêm aderidas à pele até a sua extremidade.
E nós, mulheres, adoramos sempre usar aquele esmalte, para ir naquele lugar e causar não é ?!





Roer unhas

togueira ingrid


Roer as unhas pode ser chamado de onicofagia e acontece geralmente quando a pessoa se encontra em situação de estresse, nervosismo, tédio ou de ansiedade.
O hábito pode provocar prejuízos à saúde. Os dedos transportam germes, vírus, fungos e bactérias que estão abaixo da unha que podem provocar algum tipo de dano à saúde e roer unhas também prejudica os dentes, desgastando o esmalte dos dentes que ficam frágeis em relação a cáries. Além dessas complicações, o hábito acaba com a beleza das unhas né?

Há diversos esmaltes com gosto e receitas caseiras para afastar a unha da boca, como esse da Avon. Tem pessoas que se acostumam com o gosto do esmalte, então, além de usar todos os métodos, a força de vontade também é importante. Pintar as unhas de esmaltes coloridos ou manter um chiclete na boca também podem ajudar a se livrar desse hábito.


                 Como eu paro ?
01 – Decida ! Não adianta falar que vai parar, mas logo fala “eu não consigo” . Da mesma forma que você “aprendeu” a roer unhas, terá que aprender a parar.
02 – Identifique os momentos em que você leva as mãos à boca: se é quando está tenso, ansioso, depressivo, cansado, distraído, triste ou, até mesmo, alegre.
03 – Quando você perceber o que o leva a roer as unhas, ficará mais fácil controlar-se.
04 – Nesses momentos - e quando sentir o impulso de roer - tente relaxar. (Com exercícios de respiração - respire lentamente, inspirando o ar em quatro tempos e expirando em cinco - , contando até 10)






Verdades e mentiras


@ Gelatina não deixa as unhas fortes
@ Leite e derivados, vegetais de folhas verde-escuras, cereais, pães e ovos, alimentos ricos em vitamina B-2, fortalecem as unhas
@ Tirar cutícula não é bom, pois deixa a unha mais exposta à fungos e bactérias
@ Esmaltes escuros não fortalecem as unhas
@ Óleo de cravo e casco de cavalo deixam as unhas mais fortes
@ Bater ou atritar as unhas, como a gente faz quando está digitando, podem acabar descolando a sua ponta



    Unhas bonitas e saudáveis



Para se ter unhas bonitas e saudáveis, pode ser simples, desde que sejam seguidos a risca alguns cuidados básicos.

Esmalte: Algumas dicas para seu esmalte durar mais: Use, no máximo, duas camadas de esmalte pois quanto mais grossa a cobertura, mais descasca. Evite colocar a mão na boca ou roer unha. Passe uma camada de extra-brilho a cada três dias. Se o esmalte for clarinho e descascas, passe apenas uma base. Se for escuro, tire totalmente, pois esmalte descascado fica horrivel e sim, todo mundo repara (inclusive os garotos).
Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las.

Acetona: Use acetona só uma vez por semana. Quando usa muito, resseca as unhas que se tornam frágeis e quebradiças. Prefira o removedor de esmaltes.

Cutícula: O ideal é retirar só o excesso. Aplique um creme para amolecer cutículas e, em seguida, empurre-as. Depois retire com o alicate, mas sem eliminar toda a cutícula pois ela protege as unhas contra fungos e bactérias.

Lixar as unhas: As unhas dos pés precisam ser lixadas em formato quadrado. Nas mãos, pode ser o formato redondinho (a unha não pode ficar pontuda, pois quebra fácil). Cerca de uma vez por mês, lixe também a superfície das unhas, com a parte mais fina da lixa, para retirar as impurezas e as células mortas.

Fortalecer as unhas: As unhas fracas e quebradiças são causadas, geralmente, por falta de vitaminas. Para unhas fortes, comece com uma boa alimentação. Além disso, aplique sempre um creme hidratante, massageando as suas unhas com movimentos circulares. Sempre que possível deixe as suas mãos e unhas por 30 minutos em azeite morno. Você pode também passar os esmaltes Casco de Cavalo como esse aqui que ajuda no fortalecimento das unhas.
                     


                                                   Unha Encravada


togueira Fernanda



A unha encravada ocorre quando uma de suas pontas enterra na pele ao seu redor e a causa é o corte errado das unhas. Os dedos mais atingidos são os dos pés, principalmente os "dedões" e as unhas encravam quase sempre pelos cantos.
As unhas dos pés devem ser cortadas retas e não podem ser curtas demais.
Evite usar calçados apertados.
O tratamento varia de acordo com a intensidade de cada caso, podendo até ser a cirurgia.
             


                                      All about glazes



Limpando os cantinhos





Logo depois da primeira camada, passe o palito da seguinte forma: comece por um canto da cutícula e vá até o outro, quando chegar no outro, enrole o palitinho até a base da ponta da unha, para que o acúmulo de esmalte seja removido (não forme então uma “pocinha” de esmalte nos cantos). Faça isso com todas as camadas de esmalte.

Atenção: não deixe secar as camadas para tirar depois o excesso com o palitinho.

Feito isso, agora é a hora de limpar com algodão e removedor.
Enrole uma pequena quantidade de algodão no palitinho e mergulhe no removedor. Tire o excesso do líquido com os dedos. Comece pelos cantos, pressione o palito com o algodão embebido contra a pele e enrole o palito de dentro pra fora, afim que a pele afaste da unhas e o algodão não encoste na unha e não prejudique o acabamento final.
Na ponta da unha também vale a dica: passe o palito de um lado para o outro para que o excesso de esmalte de cima seja removido e o esmalte dure mais.